Saiba como utilizar o câmbio automático de maneira correta
08 de outubro, 2015
Cada vez mais popular, o câmbio automático não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso saber utilizá-lo corretamente. A principal diferença é a ausência do pedal de embreagem na comparação com o convencional. Na prática, significa férias eternas para o seu pé esquerdo, só o direito irá se movimentar entre os pedais do freio e do acelerador. Aprender a forma correta de usá-lo garante mais segurança e durabilidade à caixa.
Nesse sistema, a transmissão de força para o motor é feita pelo conversor de torque. Para a segurança do motorista e pela longa vida útil da transmissão do automóvel é preciso seguir algumas orientações. O passo inicial é a leitura do manual do usuário para se familiarizar com as novas nomenclaturas, sugere Gerson Burin, analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), de São Paulo.
Já dentro do carro, a primeira dica a ser colocada em prática diz respeito ao momento de ligar o automóvel. Para acionar a ignição, é preciso antes pisar no pedal do freio para liberar o engate e mudar o câmbio da posição P (de estacionamento) para a posição D (dirigir) e só, então, soltar o freio de mão.
De acordo com o analista técnico do Cesvi Brasil, alguns modelos possuem a posição O/D (Over Drive), que é uma marcha longa ideal para. É a marcha mais longa do conjunto.
Também há peculiaridades para engatar a marcha à ré (comando R), revela Burin. O carro deve estar totalmente parado e antes de acionar o comando R deve-se apertar o botão de travamento, um mecanismo de segurança para evitar acidente.
Segundo Burin, esses cuidados são importantes para diminuir o risco de danos ao sistema de câmbio automático. “Jamais engate o P com o carro em movimento. Se você fizer isso, corre o risco de dar trancos no sistema de transmissão”, revela. Esse tipo de conduta pode comprometer a vida útil do sistema de transmissão.
Ao subir ladeiras muito íngremes e com o carro muito carregado, o condutor deve engatar manualmente a marcha 1 ou L (Low), que é a marcha de maior força do automóvel. Na situação contrária, quando o motorista estiver descendo uma ladeira muito longa, ele deve manter o câmbio sempre na posição D, que mantém acionado o chamado freio do motor.
Entenda o que significa cada um dos comandos do câmbio automático:
P – Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração.
R – Reverse: marcha à ré. Essa função é acionada com o auxílio de um botão acoplado de câmbio.
N – Neutral: e o neutro, o popular ponto morto. Posição que pode ser usada ao dar a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração.
D – Drive: para movimentar o veículo para frente, usado na maior parte do tempo, cabendo ao motorista acelerar e frear.
4 – 3 – 2 – 1 (L): posições que permitem o bloqueio das marchas. O bloqueio é usado em situações extremas quando o veículo troca várias vezes de uma marcha para outra, impede que o veículo troque as marchas automaticamente.
Fonte: Terra / Meu Automóvel
03 de dezembro Volkswagen Golf Variante ganha versão com câmbio manual de 6 marchas
25 de novembro Fiat Toro aparece pela primeira vez em imagem oficial
17 de novembro Bosh cria câmbio manual sem pedal de embreagem
12 de novembro Previsto para 2011, sistema que registra recall no documento do carro é adiado para 2016
05 de novembro Nova divisão de luxo da Hyundai
28 de outubro Cuidados necessários ao comprar um carro automático usado
21 de outubro Novo Honda Civic tem todas as informações divulgadas
16 de outubro Mini Cooper ganha prêmio no Reino Unido
08 de outubro Saiba como utilizar o câmbio automático de maneira correta
29 de setembro Quando devemos trocar as pastilhas de freio?
Rua Rio de Janeiro, 1293
Bairro Monte Castelo. Campo Grande/MS
Assine nossa Newsletter e receba todas as nossas dicas, promoções e atualizações.
© 2012 Dr. Câmbio . Todos os direitos reservados